segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bradesco é a quarta empresa mais verde do mundo

De acordo com o ranking das empresas mais verdes do planeta, elaborado pela revista norte-americana Newsweek desde 2009, o banco brasileiro Bradesco figura na quarta posição mundial, com um índice verde de 82,2%, conforme os parâmetros estabelecidos pela publicação.
Segundo a Newsweek, os números do Bradesco são os seguintes:
Impacto Ambiental: 88,1%
Gestão Ambiental: 82%
Transparência e Divulgação: 56,3%

Newsweek/Getty Images
Na observação sobre a posição da instituição financeira no ranking, a Newsweek afirma o seguinte: "O banco tem uma área de Gestão de Crédito de Carbono, a qual oferece financiamento para empresas que desejem implantar projetos para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. Entretanto, o programa é tão avançado para o Brasil que não é fortemente utilizado. O banco defende a ecoeficiência, se esforçando para 'criar mais valor com menos impacto ambiental'. O Grupo de Trabalho de Ecoeficiência estabeleceu um Plano Diretor em 2010, com metas para os próximos cinco anos. Nesse mesmo ano, a empresa reciclou mais de 1,9 milhão de toneladas de papel e economizou 15 milhões de boletos de cobrança por causa do sistema de débito direto autorizado. O banco também emitiu mais de 200 mil cartões de PET reciclado desde 2008."

Das 15 empresas mais verdes do mundo, um terço são instituições financeiras. Sem  operações industriais e com cadeias produtivas bem limitadas, bancos e companhias de seguros tendem a apresentar um impacto bem inferior ao de complexos siderúrgicos, mineradoras ou plantas fabris. Tanto que a empresa que está no topo do ranking é uma resseguradora alemã, a Munich Re.

A lista das 15 empresas mais verdes do mundo está aqui e a reportagem começa neste link.

A Newsweek também divulga um ranking das empresas mais verdes dos Estados Unidos, que ocupam apenas duas posições da listagem mundial (com a IBM, no segundo lugar, e a HP, no 15º). Para ler toda a reportagem em torno do Green Rankings 2011 da Newsweek, acesse este link.





Nenhum comentário:

Postar um comentário