quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Viral de água mineral francesa reúne striptease e marketing social

A empresa de água mineral francesa Contrex lançou recentemente uma campanha publicitária com um apelo sexual e ao mesmo tempo com um viés de marketing social. Algumas bicicletas ergométricas foram colocadas em uma calçada e ligadas a uma parede que continha luzes e eram acesas através da energia criada pelo pedalar das bicicletas. O filme original em francês já foi visto por mais de 5 milhões de pessoas desde que foi postado, há um mês, e circula nas redes sociais, como um viral. 


No texto que postou no YouTube, junto com o filme da ação publicitária, a Contrex diz o seguinte:
 "Todos os anos, as revistas nos anunciam uma nova dieta milagrosa. E, a cada vez, a mesma constatação: a dieta milagrosa não funciona.
Para emagrecer eficazmente e de maneira durável, não existe milagre, é necessário adotar uma dieta equilibrada, beber água e fazer exercício regularmente.
Vontade de desistir? É aqui que entra seu parceiro emagrecedor. Emagrecer sem se forçar, de maneira divertida e lúdica é possível".


Não tenho como afirmar que a proposta inicial da Contrex tenha sido de criar uma ação de marketing social. Mas ainda que seu objetivo final seja somente alavancar as vendas da água mineral, vinculando-a atributos como diversão, alegria, saúde, podemos considerar que há também nesta ação uma proposta de mudança de comportamento, empregando as ferramentas do marketing tradicional. E aqui entra o conceito de marketing social, cunhado por Philip Kotler e Gerald Zaltman em 1971.


Segundo estes dois teóricos do marketing, marketing social é “a criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitação de ideias sociais e envolvendo 
considerações de planejamento, precificação, comunicação e distribuição de produtos e 
pesquisa de marketing”.


Há mundialmente uma preocupação com o aumento da obesidade e da incidência de doenças como diabetes e hipertensão, em muitos casos associadas à alimentação pouco nutritiva e ausência de exercícios.  Ao produzir uma ação publicitária que reúne três pontos importantes no controle do peso e na manutenção da saúde - alimentação balanceada, ingestão de água e prática de exercícios físicos - a Contrex se alinha à esta definição de Kotler e Zaltman, propondo uma mudança de comportamento de forma divertida.


O curioso é que a mesma ação poderia ser empregada para falar de energias alternativas e de incentivo ao uso da bicicleta, numa clara amostra que para tratar de sustentabilidade não é necessário ser um ecochato.


Confira o vídeo aqui e comente!









Nenhum comentário:

Postar um comentário